quarta-feira, 16 de março de 2011

AMENDOIM DOCE

Esta receita eu ganhei de uma colega, num dia de festa junina no Centro Educacional 02 de Taguatinga, o Centrão. Não me lembro do nome dela... Peço perdão! Coisas dessa profissão de professor... São tantos nomes! Lembro-me do rosto, do sorriso tranquilo e contagiante, e da disposição para dividir comigo esta receita que tenho feito sempre, desde então. Enquanto ajeito a panela e os ingredientes, perco-me a pensar num tempo de tanta correria, de cumprimento de horário rígido, sem poder ligar para as próprias necessidades, voltada para a escola, os filhos, a casa, o marido, amigos, os familiares (não necessariamente nessa ordem)...
Na panela, coloquei um quilo de amendoim cru, quatro xícaras (chá) de açúcar, duas xícaras (chá) de água e uma colher (sopa, rasa) de pó-royal. Misturei tudo e levei ao fogo, mexendo de vez em quando, até perceber que estava prestes a açucarar. Desliguei o fogo, mexi mais um pouco para não formar blocos e despejei em assadeira, espalhando levemente... Aí, levei ao forno pré-aquecido (180’), por cinco minutos, para acelerar a secagem e garantir que os amendoins ficassem soltinhos. Também conhecida como amêndoa doce, em algumas regiões brasileiras, esta receita agrada a todos que trazem a infância guardada na memória saborosa que remete às festas juninas e às cozinhas mágicas onde figuras femininas se esmeram para manter cativos seus vassalos...











Nenhum comentário:

Postar um comentário