terça-feira, 13 de maio de 2014

SOPA DE CEBOLA

Quando meu amigo e vizinho, o Marcos Antônio Lacerda, me contou que tinha experimentado uma sopa de cebola maravilhosa, eu ri e disse: “Eu passo”.
Ele sabia que eu não suportava cebola (isso foi muito antes da minha alergia por alho). Ele insistiu que ia me levar para experimentar e garantiu que eu nem desconfiaria que a sopa era de cebola, se ele não me tivesse adiantado a informação...
Duvidei, mas resolvi experimentar e adorei. Realmente, aquele sabor persistente da cebola não comparece; sai de fininho...
Faz muito tempo que não tenho notícias do Marquinhos, que se casou e foi morar em Goiânia... Mas, a tal sopa, sempre revisitada, passou a ser feita e servida por mim. Deliciosa!
Neste clima de friozinho, com o outono indo a toda, rumo ao inverno, não tem pedida melhor.
Descasquei e piquei, em rodelas fininhas, cinco cebolas grandes (pouco mais de meio quilo) e refoguei-as em três colheres (sopa) de margarina. Na chama ao lado, a canequinha com um litro de água, esquentando, à espera da hora certa de entrar em cena.
Mexi, durante um tempinho suficiente para a cebola perder seu entranhado e incomodatício poder.
Acrescentei, e mexi bem, uma colher (sopa) de farinha de trigo. Quando a cebola ficou dourada, adicionei, aos poucos, a água e dois tabletinhos de caldo de galinha. E complementei com uma colher (café) de açúcar; uma pitada de pimenta-do-reino moída; outra de cebolinha desidratada e outra de ervas finas.
Ferveu, engrossou, pus mais água (além daquela que estava preparada para entrar em cena), ferveu novamente...
Experimentei, gostei, desliguei o fogo. A consistência é a de um caldo, nem ralo, nem grosso.
Forno ligado, preparei oito rodelas finas (dois pães pequenos, de padaria) para atuarem como torradas: margarina de um lado da rodela, passando-a (com força para entranhar bastante queijo) em queijo parmesão ralado, dispondo-a em pirex grande, com o lado recauchutado para cima.
Pus, então, a forma pirex com as oito rodelas no forno, por três minutinhos. Retirei a forma e, por cima das torradas, cuidadosamente, despejei a sopa de cebola.
No início, uma ou outra torrada tenta boiar. Mas, elas não resistem! E todas se entregam ao destino, languidamente...
A sopa disposta na pirex pede, então, sua volta para o forno.
Assim que percebi que estava bem quente (começam a subir umas bolhinhas, evidenciando que ferveu), retirei a forma com a sopa e servi-a.
Quem é cuidadosa e caprichosa, costuma ter as terrinas apropriadas para levar ao forno e servir, individualmente, a sopa. Em cada uma, uma torrada e uma porção do caldo... Não sou afeita a essas frescurinhas, mas bato palmas para quem é. Com certeza, é um toque de carinho que faz parecer muito mais gostoso...
Quando as bocas são muitas e parece que a sopa pode não ser o tanto que deveria, em quantidade, costumo preparar e oferecer mais torradas, à parte.
Porque os que se servem primeiro costumam garimpar as torradas. E, os que chegam atrasados costumam ficar só ouvindo as notícias de como é impossível resistir às torradas e à sopa de cebola sem fazer má figura...
Apareça, Marquinhos! Tenho muita saudade de você! Você deixou marcas de gratidão no meu coração, graças a Deus! Penso muito em você! Sua grandiosidade, sua bondade e seu jeito de irmão cuidador fizeram a diferença na minha vida. Venha experimentar a sopa de cebola e botar o papo em dia...

Meu dia vai ter um brilho mais intenso, na sua companhia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário