segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ESCOLHA DIFÍCIL: BIFE À MILANESA OU À PARMEGIANA, COM MOLHO AO SUGO?

Meu pai conta que uma esposa se desdobrava pra agradar o marido e caprichava nas refeições. Mas, esse marido sempre se saía com um está muito bom, mas não está igual ao que minha mãe fazia.
Realmente, nada se parece com comida de mãe...
Pois teve um dia que a tal esposa, enviesada com o comentário do saudosista, nem percebeu que queimava o arroz e deixava a carne passar do ponto.
Serviu a refeição assim mesmo e, para sua surpresa, ouviu o marido dizendo agora sim, tá igualzinha à comida que a minha mãe fazia!
Pronto, estava desvendado o segredo: a comida deveria ser levemente queimada!
Meu caçula costuma dizer que o bife à parmegiana que eu faço não tem igual. Apesar de saber que não é verdade, fico envaidecida, fico tão cheia de mim que, se eu subir numa balança, sei que ela vai acusar uns três quilos a mais.
Pois vai aí a receita, para que a minha norinha Gisele não precise quebrar a cabeça descobrindo meu segredo, ao tentar agradar o maridinho.
E faço uma sugestão: que ele mesmo, o filho caçula aprenda a fazer o tal bife. Afinal, meus filhos se casaram sabendo cozinhar o trivial. E fogão que é dirigido por mulher aceita ser dirigido por homem...
Temperei, com uma colher (sopa) do meu tempero, um quilo de bifes (gosto de alcatra ou contra-filé) e reservei. Num prato fundo, misturei quatro colheres (sopa) de farinha de trigo com dez colheres de farinha de rosca e empanei cada bife. Em seguida, pus a vasilha na geladeira, por vinte minutinhos.
Fritei, um a um, em óleo de soja bem quente.
Parada para refletir.
Se eu estiver com pressa, fica assim mesmo: bife à milanesa! Mas, vou fazer mesmo à parmegiana...
Passo, então, a fazer o molho de extrato de tomate que vai sobre os bifes prontos.
Numa panela, coloquei o equivalente a dez colheres (sopa) de carne moída já cozida (sempre tenho a opção da carne moída pronta, para agradar os netos), o conteúdo de uma lata de trezentos e quarenta gramas de extrato de tomate elefante e dois sachês (também de trezentos e quarenta gramas) de molho pronto (desses que todo mercado oferece em várias opções), ao sugo. Experimentei o tempero e achei meio insosso; acrescentei uma colher (café) do meu tempero e meia colher (café) de pimenta-do-reino. Deixei ferver e pus um copo (americano) de água e esperei ferver mais um pouquinho, antes de desligar o fogo.
Aí, montei o prato (usei uma forma pirex): em cima de cada bife, uma fatia de queijo muçarela (importantíssimo que o queijo seja protegido pelo presunto!) e uma fatia de presunto. Completado o fundo da pirex, coloquei os outros bifes sobre os primeiros, tendo o cuidado de desencontrá-los, na arrumação, para que não virem dois em um...

Por cima, despejei o molho e levei a forma refratária ao forno pré-aquecido (200 graus), por dez minutinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário