sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

REFOGADO DE CARNE MOÍDA


REFOGADO DE CARNE MOÍDA

Na panela de pressão, coloquei duas colheres (sopa) de óleo de soja. Levei-a à chama do fogão, para esquentar. Acrescentei uma cebola ralada e deixei, até quase queimar (fica da cor de borra de café), de propósito, para dar aquela corzinha saborosa e fazer o caldinho ficar grosso. Aí, juntei a carne - um quilo de patinho moído - e uma colher do meu tempero.
Mexi devagar e sempre. Acrescentei uma colher (sobremesa) de gengibre ralado (opcional) e uma (sopa) de açúcar. Mexi bastante e deixei fritando um pouco. De vez em quando, mais uma mexida, para não grudar. Enquanto isso, piquei dois tomates (opcional) e uma cebola (agora batidinha), e joguei na panela. Continuei mexendo. Quando percebi que fritava, já querendo agarrar no fundo da panela, coloquei meio copo de água (bem quente) e fechei a panela para pegar pressão, por três minutos.
Depois, desliguei o fogo e deixei acabar a pressão.
Dica: se ainda tiver água, é só ligar o fogo mais um pouco, ficar de olho, e desligar quando a consistência estiver do agrado. No meu caso, meu agrado é sem caldinho.
A neta número 1, a Giovanna, ama carne moída, mas sem gengibre. Preciso inventar um jeito de cobrar mais carinho pelo serviço que, além de já ser tradição, é feito com prazer e tem gosto de dedicação exclusiva a ela...
Afinal, avó tem prazo de validade decorrido no percurso e carece de aproveitar bem cada minuto...

Sítio Rosa Mística, 16 de fevereiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário