quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ROCAMBOLE DE CARNE (OU LOMBO FINGIDO)


Temperei um quilo de patinho moído (com o conteúdo de um pacotinho de sopa creme de cebola) e reservei. Dissolvi meio pãozinho dormido em uma xícara (café) de leite e misturei à carne, amassando bastante para incorporar bem. Com uma faca, abri um saquinho plástico (tamanho de papel A4) e coloquei a carne em uma das metades do saquinho, para moldar o rocambole. Com a parte desocupada do plástico, colocada por cima da carne, dei a ela o formato de um retângulo. Essa tática de espalhar a carne, com o plástico por cima, facilita muito. Sobre esse retângulo, espalhei fatias de queijo e de presunto e duas colheres (sopa) de requeijão cremoso. Enrolei o rocambole e descartei o plástico. Aí untei, com óleo de soja, um pedaço de papel alumínio (o lado brilhante que é o que vai ficar em contato com a carne) e enrolei o rocambole, tendo passado, por cima, o equivalente a duas colheres de margarina.
Coloquei o rocambole em forma pirex, levando-o para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por vinte minutos. Ao retirar o papel alumínio, levei o rocambole de volta ao forno, por mais dez minutos que foi o tempo que precisou para dourar.

Está prontinho para ser saboreado.

Mas, se estiver inspirada e com vontade de fazer sucesso, vou além: corto-o, em rodelas, enquanto está quente; aí coloco fatias de queijo e presunto entre uma fatia e outra de carne e, por cima, jogo molho de tomate que compro pronto (gosto daquele de ervas finas). Torno a levar ao forno, para derreter o queijo e sirvo com arroz branco e salada de alface temperada com azeite, sal e limão. E está de bom tamanho... Depois de saborear esta delícia, vai bem um cafezinho, sob o pé de castanha do Maranhão, todo festivo com os periquitos fazendo alarde e derrubando castanhas bicadas. E dizem que roça é lugar de silêncio... Vai dizer isso para esses pássaros barulhentos que surgem do nada e vão não sei para onde...

Um comentário:

  1. No interior de São Paulo, este prato leva o nome de lombo fingido... E faz tanto sucesso quanto por aqui, na capital de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir